JavaScript is required to view this page.

Temperatura da cor

Ao navegar pelo site da Normo, é possível perceber que os diversos produtos apresentam diferentes temperaturas de cor.
Qual a sua importância? E de que maneira poderá afetar o espaço onde será colocado o candeeiro?

Nos parágrafos seguintes poderá encontrar uma explicação sucinta deste conceito de forma a entender melhor esta característica da luz.

Entender a temperatura da cor

A temperatura da cor refere-se à tonalidade ou aspeto da cor emitida por uma fonte de luz. É medida em unidades de Kelvin (K) e utiliza-se para descrever se uma fonte de luz emite cor numa escala que abrange desde cores quentes às cores frias.
Assim, torna-se importante definir uma temperatura da cor que vá ao encontro da utilização que será dada ao espaço, aos estímulos que se pretendam provocar e ao ambiente que se queira criar, dado ser uma característica que apresenta impacto a nível físico, mental e comportamental.

 

Entender os valores da temperatura da cor 

Os valores de temperatura da cor oscilam num espectro que pode ser balizado entre os 1000K e os 10 000K. Na loja online da Normo, a oferta varia entre os 2200K e os 6500K. Ao longo desta escala, é comum agruparem-se valores em três categorias: cores quentes, cores neutras e cores frias. Não existe um consenso ou padronização sobre a categorização ou nomenclatura destes tons, pelo que as informações são díspares, mas através desta página poderá ter uma melhor noção destes valores e de como se adequam a cada contexto.

 

Cores quentes equivalem a valores mais altos

As temperaturas de cor mais baixas, abaixo dos 2700K, são consideradas quentes e emitem uma luz avermelhada (quando mais quentes) ou amarelada, semelhantes à cor de uma chama.
Um valor de 1500K assemelha-se à luz de uma vela. Já um de 2000K é semelhante à luz do por do sol. Um valor de 2700K é o característico de uma lâmpada incandescente, sendo por isso muito comum e aquele a que muitas pessoas se encontram habituadas.

Estes tons mais cálidos são aplicados na criação de ambientes mais intimistas e amigáveis, de relaxamento e descontração, visto que facilitam o descanso. Isto acontece porque o seu impacto no ritmo circadiano é menor, visto que não influencia a produção de melatonina pelo nosso corpo. Desta maneira, fontes de luz com temperaturas baixas são as mais indicadas na escolha de candeeiros para quartos, salas de estar ou zonas de refeição.

Cores neutras  - entre os 2700K e os 4000K

As temperaturas de cor intermédias, chamadas de neutras, situam-se entre os 2700K e os 4000K. Podem ser designadas por brancos neutros ou quentes e apresentam (como o nome indica) uma tonalidade branca mais equilibrada e suave, mas ainda convidativa e confortável.
Estes tons estimulam a concentração e permitem realçar ou mostrar de forma mais fiel outras cores, podendo ser encontrados frequentemente na iluminação de espaços comerciais (como lojas), escritórios, bibliotecas e zonas de estudo. Da mesma maneira, são adequados para divisões da casa como o hall de entrada, corredores, casas de banho ou cozinhas, onde a iluminação deve provocar algum estímulo e facilitar a visibilidade, mas não deve criar um choque para o utilizador.

Cores frias - estímulo e foco 

As temperaturas de cor mais elevadas, acima dos 4000K, são consideradas frias. Estes valores de temperatura são os mais eficazes para despertar estímulos e para facilitar estados de foco, energia e de alerta. 

Até um valor de 7000K, emitem uma luz semelhante à luz do dia e podem também ser referidas como brancos frios. Quanto maior for o valor, mais azulada será a luz, e no geral, são tidas como mais brilhantes e nítidas. Este tipo de luz pode também ser uma escolha para escritórios (especialmente se tiverem pouca luz natural) ou para espaços comerciais onde o objetivo é despertar e cativar o utilizador.

As temperaturas de cor mais azuladas são comummente vistas em hospitais, farmácias, laboratórios, oficinas, indústrias, e em espaços de trânsito ou onde não se pretende a permanência contínua (corredores ou túneis). Também contribuem para a criação de ambientes com perceções de pureza. limpeza e higiene.
Num contexto residencial, é mais comum a sua aplicação em zonas como caves e garagens, mas também poderão ser uma escolha a considerar para a iluminação de casas de banho ou cozinhas.

2700K 3000K 4000K
        
Temperatura da cor ilustrada através candeeiro de parede Wally, com três opções disponíveis
A relação com o estilo, decoração e materiais

A temperatura da cor também pode jogar a favor da escolha dos materiais ou da decoração.

As temperaturas mais frias tendem a conjugar-se pior com materiais como a madeira e o tijolo, já que os tons naturais destes materiais são "apagados" pelos matizes azuis destas temperaturas. Se, por outro lado, se pretender iluminar um espaço composto maioritariamente por betão, pedra ou dominado por uma paleta de cores neutra ou fria, uma temperatura de cor mais alta poderá adequar-se melhor à natureza desses materiais.

Temperatura de cor fria em interior sobre azulejo/laje de pedra com uma paleta de cores frias, exemplificado pelo candeeiro Tape 8. Temperatura de cor quente para iluminação de fachada exterior sobre madeira e tons cálidos, exemplificada pelo candeeiro Canto Kubi w.
Temperatura de cor: uma ferramenta para usar a luz a favor do espaço

Em resumo, a temperatura da cor é uma importante ferramenta para criar uma atmosfera adequada a cada situação. Por isso, ao decidir, deverão ser ponderados os fatores mais importantes para a localização do ponto de luz, não esquecendo as sensações que se pretendem transmitir.
Apesar de todas estas considerações, deverá também ser tido em conta o gosto pessoal e a influência que poderá significar na escolha da iluminação — para algumas pessoas existe uma preferência por tons mais frios ou mais quentes na iluminação de certas divisões ou nas suas casas.

No entanto, em muitos casos esta escolha não é condicionante pois a fonte de luz dos candeeiros é substituível. Significa isto que a lâmpada do candeeiro poderá ser alterada caso este mude de localização e, com ela, a temperatura da cor. Na Normo, estas informações são dadas pelos campos que indica o casquilho e a fonte de luz de cada artigo.

Em candeeiros com LED integrado, não será possível fazer esta alteração, pelo que deverá ser tida em especial atenção a finalidade a que se destina. No caso de ser necessária uma maior versatilidade, na loja online da Normo é possível encontrar candeeiros LED que permitem o ajuste da temperatura de cor, como a série de candeeiros de teto Landon ou os candeeiros portáteis Tense.

Se precisar de ajuda ou aconselhamento, a equipa Normo pode ajudar na escolha da temperatura de cor e noutras questões que possam surgir no projeto de iluminação. 
Encontre aqui todas as formas de entrar em contacto com a Normo.

 

Última atualização: 06/11/2023