JavaScript is required to view this page.

CRI (Colour Rendering Index)

Na Normo, alguns produtos apresentam informação sobre o seu CRI.
O que significa? E que importância tem na escolha de uma luminária?

Segue-se uma explicação deste conceito de forma a entender melhor esta característica da luz.

O que é?

O CRI (colour rendering index, ou índice de reprodução de cor) é um parâmetro que transmite informação sobre a capacidade que uma fonte de luz tem de reproduzir fielmente as cores de um determinado objeto comparativamente a uma fonte de luz natural, que é o Sol.

É medido numa escala de 0 a 100, sendo que na loja online da Normo a maioria dos candeeiros possui um índice em torno dos 80 e 90. Isto significa que a fonte de luz desses candeeiros reproduz cerca de 80% ou 90% do espetro de cor visível à luz do sol. Quanto menor for o CRI, mais indistinguíveis se tornam as cores iluminadas por essa fonte de luz.

Quando deve ser considerado?

O CRI é um fator a ter em consideração em aplicações profissionais (como galerias de arte ou museus), no setor do retalho (de modo a cumprir as expectativas do cliente face aos produtos expostos em loja - por exemplo, numa loja de vestuário) ou ainda em escritórios ou zonas de trabalho em que a atividade a desenvolver tenha a cor como um fator importante ou crítico (gráficas, estúdios de design ou ateliês mas também em setores produtivos, onde pequenas variações de cor podem facilitar, por exemplo, em processos de controlo de qualidade).

Como é calculado?

O CRI é determinado pela comparação da fonte de luz com uma fonte de referência com o mesmo CCT (Correlated Colour Temperature ou temperatura de cor correlacionada, dado que a temperatura de cor da luz solar varia ao longo do dia). 

O cálculo é realizado recorrendo a até 15 padrões de cor, que são comparados com a cor que é reproduzida quando cada padrão é iluminado pela fonte de luz testada. A cada um dos padrões é atribuída uma percentagem de 0 a 100 que indica quanto do espectro de luz dessa cor é reproduzido. A média desses 15 padrões de cor resulta no valor do CRI.

Isto significa que o parâmetro da temperatura de cor que uma determinada fonte de luz possa ter não influencia o seu CRI. Ou seja, um candeeiro com uma luz muito fria (5000K) não tem necessariamente uma reprodução de cor pior do que outro candeeiro com uma temperatura de cor neutra (3000K).

CRI: um indicador da qualidade da fonte de luz

Por tudo isto, o CRI é um critério crucial em aplicações especializadas e, como tal, valores CRI mais elevados são normalmente encontrados em soluções mais técnicas.
A Normo dispõe de gamas como os projetores Apallis ou iO, que apresentam um elevado desempenho lumínico e de reprodução de cor, ideais para aplicação em contextos profissionais.

Se precisar de ajuda ou aconselhamento, a equipa Normo pode ajudar na identificação de luminárias com um CRI elevado e noutras questões que possam surgir no projeto de iluminação. 
Encontre aqui todas as formas de entrar em contacto com a Normo.

 

Última atualização: 23/11/2023


h